Revisão de férias: o que conferir no seu carro antes de cair na estrada

Preparar seu veículo para viagens de férias não é um bicho de 7 cabeças, na verdade, armado com essas dicas você pode facilmente preparar seu carro para uma jornada rumo as férias. Por isso veja a seguir Revisão de férias: o que conferir no seu carro antes de cair na estrada!

Aqueles que negligenciam fazer uma revisão mecânica rápida, até mesmo dos carros mais novos, antes de tomar a rodovia estão implorando para ter algum imprevisto. Por isso, não deixe de fazer a sua revisão de férias!

O que conferir no seu carro antes de cair na estrada

  • Inspecione os limpadores de pára-brisa.

Limpadores de pára-brisas danificados podem reduzir a visibilidade e levar a condições de condução potencialmente perigosas, especialmente durante o tempo inclemente.

 

  • Complete a água de lavagem do para-brisa

A água de lavagem do pára-brisa ajuda os limpadores de pára-brisa a obter o melhor desempenho. Antes de cair na estrada, encha o reservatório do limpador do pára-brisa do veículo, e mantenha um galão extra armazenado em seu carro por precaução.

  • Instale os tapetes corretamente

Um tapete do condutor incorretamente instalado pode interferir com o funcionamento do pedal de freio, acelerador ou embreagem do veículo, o que pode levar a um acidente.

Para ajudar a minimizar este risco, use apenas tapetes que sejam do tamanho correto e adequados ao seu veículo, siga as instruções do fabricante para a instalação e mantenha as esteiras no lugar com grampos de retenção.

  • Calibre os pneus

A pressão adequada dos pneus ajuda a maximizar a eficiência e a estabilidade de combustível do veículo e pode reduzir o risco de um pneu furado ou uma ruptura.

Antes de chegar ao volante, verifique cada pneu e verifique se ele está cheio de acordo com a pressão de inflação recomendada pelo fabricante, especificada no manual do proprietário.

Lembre-se de que, à medida que a temperatura cai, a pressão do pneu aumenta; portanto, verifique seus pneus periodicamente durante a viagem.

  • Faróis, lanterna pisca-alertas

Caminhe em torno de seu veículo e verifique se os faróis, luzes traseiras, luzes de freio, piscas e luzes de perigo estão funcionando corretamente.

Você também vai querer ter certeza de que as luzes estão livres de detritos e ter tempo para limpá-las durante a viagem.

  • Alinhamento e Balanceamento

O alinhamento é um serviço importante e deve ser feito quando se sente dificuldades em conduzir o carro em linha reta e quando o veículo começa a puxar para um dos lados. O desgaste irregular dos pneus também é outro indício de que o veículo não está corretamente alinhado.

O balanceamento geralmente vem acompanhado do alinhamento. Não se balanceia “pneus”, mas sim o conjunto pneu e roda. A recomendação é que o alinhamento e o balanceamento sejam feitos a cada dez mil quilômetros, mesmo que o condutor não sinta nenhum comportamento anormal no automóvel.

  • Pastilhas de freio

Outro componente importante a considerar é o desgaste das pastilhas de freio.

Verifique se o seu freio de mão está funcionando corretamente e se o pedal do freio de pé está muito baixo.

  • Óleo motor

Verifique os níveis de óleo e a data de troca de óleo. Se você estiver baixo, o recomendado é completar com um lubrificante igual ao utilizado. Mas, se estiver próximo a troca, seja por tempo ou quilometragem, a melhor opção é fazer a substituição.

  • Correias de transmissão e mangueiras

Examine a correia de transmissão e veja se há rachaduras ou ressecamentos. Se a correia de transmissão estiver danificada ou desgastada, você poderá ter um desligamento total do motor.

Se você está planejando uma viagem longa, e se você andou muitos quilômetros desde o seu último serviço, agora é um bom momento para verificar as correias de transmissão e mangueiras.

Espero que você tenha aprendido tudo sobre Revisão de férias: o que conferir no seu carro antes de cair na estrada!

Mas, caso tenha ficado com alguma dúvida sobre Revisão de férias: o que conferir no seu carro antes de cair na estrada, deixe nos comentários que responderei em breve!

Se você gostou deste artigo sobre Revisão de férias: o que conferir no seu carro antes de cair na estrada, comente e compartilhe com seus amigos.

Desta forma, se você quiser saber mais pode consultar aqui e obter as informações de que precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Duvidas? Converse conosco